Cusco

31º Dia: Cusco

Acordamos (cansados, é claro), ligamos o carro e seguimos até Cusco. A paisagem no caminho é muito bonita. Montanhas, com alguns picos nevados.

Ao chegar em Cusco, arranjamos um hotel com estacionamento próximo (o que é muito difícil de encontrar em uma cidade histórica como aquela), tomamos um banho e saímos para procurar passeios por Cusco. Pelo nosso cronograma, teríamos apenas um dia por lá, por isso tínhamos pressa.

Enquanto procurávamos um City Tour, começamos a pensar se não poderíamos adiar o nosso retorno em um dia e ir à Machu Picchu (o que não estava em nossos planos iniciais). Se optássemos por isso, a volta ficaria apertada, sem possibilidade de atrasos. Teríamos que contar com a sorte para que nenhum problema grave surgisse. Ok, topamos! Afinal de contas, chegar em Cusco e não descer para Machu Picchu? Não dava, né?

Assim, fechamos a ida à Machu Picchu. Teríamos que sair do hotel no dia seguinte às 4 horas da manhã, retornando por volta das 21h. Compramos, também, o City Tour por Cusco para o período da tarde. O interessante é que o touré até barato, o caro são as entradas que a prefeitura cobra.

Um pouco antes, alguns pingos começaram a cair do céu. Então, antes de ir para o ônibus do City Tour, voltamos ao hotel para pegar um guarda-chuva. Ao sair do hotel: sol. Hum, será que devemos carregá-lo mesmo assim? Sim, vamos levar. Ainda bem!

Visitamos Saqsayhuaman logo na primeira parada ao ar livre. Em poucos minutos…

Gelo em Saqsayhuaman
Gelo em Saqsayhuaman

Isso que vocês estão vendo branco na foto é gelo. Chuva de gelo em cima das nossas cabeças! Nós éramos os únicos com guarda-chuva. Fugimos de levar pedradas na cabeça. No início, só gelo. Depois começou a chuva de água mesmo. Não dava mais, corremos de volta para o ônibus.

O tour ainda continuou, mas daquele jeito: frio com chuva leve de vez em quando.

Tour nas proximidades de Cusco
Tour nas proximidades de Cusco

Voltamos para o centro da cidade para nos prepararmos para o dia seguinte, que seria longo. Abaixo algumas fotos do centro de Cusco.

Centro de Cusco
Centro de Cusco
Centro de Cusco
Centro de Cusco
Centro de Cusco a noite
Centro de Cusco a noite

DADOS – 31º DIA
Saída: Curahuassi – Peru
Chegada: Cusco – Peru
Distância percorrida: 136km
Combustível: S/.50,00
Hospedagem: $50,00
Estacionamento: S/. 20,00
Pedágio: S/.3,90
Refeições: S/. 91,00
Passeios: S/. 184,00
S/. = Soles Peruanos