Acordamos em Volcan e o posto já estava abrindo. Na verdade, o posto de gasolina mesmo já está fechado há um ano, mas a lojinha do posto ainda funciona. Comemos algumas media lunas da simpática senhora que nos atendeu e caímos na estrada.
![Volcan, beira da estrada.](http://causosdeviagens.com.br/sampaquito/wp-content/uploads/DSC_1214.jpg)
Quase não há postos de gasolina nessa região. Somente depois de algumas horas é que encontramos um “posto” em uma cidade chamada Susques. “Posto” é maneira de dizer, porque na verdade era somente uma bomba no meio do deserto.
Bom, abastecemos e paramos em um pequeno restaurante/hostal para comer algo e seguir viagem. Tentamos acessar a internet por lá, mas era sofrível! Só foi possível mandar dois emails e mais nada.
A paisagem é belíssima! Não há como não se encantar com os Andes. Por mais que seja um deserto e não tenha um centímetro de neve, essas montanhas encantam quaisquer olhos que as vejam.
![Lhamas no caminho do "Paso de Jama", ainda no lado argentino.](http://causosdeviagens.com.br/sampaquito/wp-content/uploads/001.jpg)
![Lhama no caminho do "Paso de Jama", ainda no lado argentino.](http://causosdeviagens.com.br/sampaquito/wp-content/uploads/DSC_1270.jpg)
O problema foi aquele “posto” que citei acima. Depois de abastecermos, o carro simplesmente começou a falhar. Mas não eram “falhadinhas” não. O carro parou! No meio dos Andes… no meio do nada!… Imaginem o nosso susto…
Aos trancos e barrancos, conseguimos fazê-lo funcionar. Aparentemente o problema é a gasolina ruim. Imaginem… além de cara, essa gasolina argentina ainda é batizada.
![Este é o posto argentino com gasolina batizada (posto?).](http://causosdeviagens.com.br/sampaquito/wp-content/uploads/DSC_1287.jpg)
A aduana de San Pedro de Atacama é um caso a parte. Esses funcionários não devem gostar de ter que trabalhar num lugar tão distante de tudo e descontam nos turistas. Respostas monossilábicas ou somente com o dedinho apontando algo são as mais comuns.
Brasileiros, como sempre, aos montes! Em 20 minutos que ficamos na aduana vimos 6 carros de brasileiros e 1 de chilenos chegando.
Amanhã vamos ao geiser El Tatio… levantaremos 3 e meia da manhã!
Abaixo o trecho de hoje:
DADOS – 4º DIA
Saída: Volcan – Argentina
Chegada: San Pedro de Atacama – Chile
Distância percorrida: 476km
Pedágios: –
Combustível: PA$120,00 + $20,00 (dólares)
Hospedagem: PC$35.000,00
Refeições: PA$101,50 + PC$11.700,00
Câmbio: PA$1,00 = PC$102,00
PA = Pesos Argentinos
PC = Pesos Chilenos