28º Dia: Corrupção policial… estava demorando…

Tomamos café da manhã cedo para pegarmos a estrada para Paracas, onde pretendíamos fazer um passeio pelas“Islas Ballestas”. De desayuno, pão, manteiga e ovos mexidos, o de sempre, mas o leite parecia ter sido tirado da vaca minutos antes. Amarelo e cheio de nata.

O dia foi praticamente só de estrada. Algumas paradas para tirar fotos de paisagens mas nada fora do comum. De novo aquela paisagem, com deserto de um lado e mar do outro. Muitas dunas também.

O problema foi quando chegamos em Lima. Ao passar por um pedágio dentro da cidade de Lima, um policial nos parou. Era o único com uniforme preto da “Policia Nacional”, os demais estavam com uniforme da polícia de trânsito.

Pediu o documento do carro. Demos. De pronto já soltou um: “O carro precisa ter adesivos refletivos na lateral e atrás, isso dá uma multa alta”. Xiiii, pronto… Estava demorando pra isso acontecer. O primeiro policial corrupto a nos parar. É claro que já nos colocamos a perguntar o porque dos demais carros também não terem o tal adesivo (aparentemente só carros à serviço utilizam) e ele fingiu não entender o que falávamos e continuou dizendo: “A multa para isso é de S/.880,00” (cerca de R$800,00)… ahã, na hora nos deu vontade de perguntar “e o quanto você quer?”, mas ficamos esperando. Em seguida ele já soltou: “Mas se quiserem, pode ficar pela metade do preço”. O que???? O cara teve a cara de pau de pedir 400 pilas de propina!?!?!?… Pois é, e agora, o que fazer? … E ele insistiu: “Se não terei que lavrar a multa e vocês pagam no banco, só que os documentos ficarão comigo até retornarem”… ahã, sei… Bom, para esses casos sempre deixamos um dinheiro separado em uma carteira sozinho. Havia uma nota de 20 dólares. “Olha, só temos isso”“O que? Só 20 dólares”, ele retrucou… “É, só isso, ainda não passamos em um banco aqui para sacar dinheiro”… Nisso ele pegou a nota, devolveu os documentos, guardou o dinheiro no bolso e foi embora.

Uma coisa dessas estraga um dia inteiro de viagem. E, é claro, depois passamos a fugir de todos os policiais que víamos.

Fora isso, ontem era o dia final do Rally Dakar, e os carros, motos e caminhões estavam chegando à Lima. Muita gente parada pela estrada aguardando os veículos passarem.

Chegando à Paracas ainda à tarde. A praia estava lotada (domingão de sol) e muito suja. Compramos um passeio pelas ilhas para a manhã seguinte e voltamos ao hotel.

A rota:

DADOS – 28º DIA
Saída: Huarmey – Peru
Chegada: Paracas – Peru
Distância percorrida: 554km
Combustível: S/.190,00
Hospedagem: $70,00
Refeições: S/.22,00
Pedágios: S/. 31,50
Propina do Policial: $20,00
S/. = Soles Peruanos
$ = Dólares