Preparação para a viagem…

Olá, pessoal!

Aqui neste blog esperamos dividir um pouco da nossa aventura por esse pedacinho da América do Sul.
A saída está próxima, tudo planejado para o dia 19/12/2011, segunda-feira. Se nada der errado, até o natal já estaremos no Chile, provavelmente em San Pedro de Atacama, e, no ano novo, em Lima, Peru.
A rota planejada de ida é essa:

De forma resumida, sairemos de São Paulo no dia 19/12, esperando dormir em Foz do Iguaçú. Depois, cruzaremos o norte da Argentina e chegaremos em San Pedro de Atacama, por volta do dia 23 ou 24/12/2011. Até este ponto só estaremos nos deslocando, pois é no Chile que a viagem realmente começa.
Após passar o feriado do natal no Atacama, pretendemos subir rumo à fronteira e seguir pelo litoral até chegar a Lima. A virada de ano deve ser na capital do Peru, devendo permanecer lá por cerca de três dias.
Depois, continuaremos a subida pelo litoral até chegar no Equador, com a primeira parada marcada para ser Guayaquil, a maior cidade equatoriana. Voltaremos ao litoral novamente e subiremos até Quito, a capital.
Estamos programando a cidade de Quito como nosso ponto final. No entanto, se estivermos adiantados em relação ao tempo, também estamos preparados para cruzar a fronteira com a Colômbia, e, quem sabe, chegar até Bogotá. Na verdade, a ideia original desta viagem seria chegar à Venezuela, o que não conseguiremos devido ao tempo escasso.
Uma das maiores dificuldades, por incrível que pareça, está sendo conseguir informações sobre documentação e equipamentos necessários para entrar nesses países. A embaixada da Colômbia, por exemplo, nos [des]informou que não sabe quais são os equipamentos exigidos para o carro. Assim fica difícil de ter certeza se está tudo certo para a viagem, além de nos deixar nas mãos dos policiais, os quais podem ser muito corruptos (como os paraguaios) ou corretos (como os chilenos).
Aliás, corrupção policial é uma das maiores preocupações de quem viaja pela América do Sul. Por isso, atentar-se à documentação e equipamentos obrigatórios é essencial para evitar “perdas” dinheiro pelas estradas.
Pensando nisso, semana passada já fizemos um endosso do seguro para conter extensão de perímetro para terceiros. Essa semana estaremos fechando a carta-verde (para cruzar a argentina). O carro já conta com um segundo triângulo e cabo de aço, obrigatório no país de nossos hermanos.
Bem, voltando à rota, aquela foi a ida, e abaixo o retorno planejado:

Notem que a ideia é retornar pelo norte do Brasil. De Quito, desceremos mais afastados do litoral, passando por diversas cidades até chegar em Cuzco, no Peru. Dependendo do tempo que dispusermos, poderemos deixar o carro em Cuzco e descer para Machu Picchu de trem (o que pode levar uns três dias, se formos com calma).

Depois, seguiremos até o Acre pela recém construída Estrada do Pacífico. Nisto já deveremos estar no dia 20 de janeiro de 2012, mais ou menos. Após cruzar a fronteira com o Brasil, seriam mais cerca de 4 dias de viagem até o retorno a São Paulo.

Alguns podem achar estranho não termos uma rota com dias marcados e contados, como costumeiramente os viajantes costumam fazer. Preferimos deixar a rota em aberto para dar uma certa liberdade durante a viagem.

É isso… não vemos a hora de começar a nova aventura…

Até logo!