6º Dia: San Pedro, Valle de la Luna e chegou o natal…

Hoje acordamos e fomos logo arrumando as malas. Como já esperavamos, a caçamba da stradinha está imunda! Mas as coisas estão bem protegidas pelo plástico que as está encobrindo (não podemos esquecer de tirar uma foto).

Depois de organizar tudo, saímos para passear pela cidade e tirar algumas fotos. San Pedro de Atacama é uma cidade muito pequena, mas em crescimento. Aparentemente tudo gira em torno do turismo. Mas os que mais ganham são os chilenos que vieram de outras partes do país, e não os nativos.

Rua de San Pedro de Atacama
Rua de San Pedro de Atacama
Rua de San Pedro de Atacama
Rua de San Pedro de Atacama
Rua de San Pedro de Atacama
Rua de San Pedro de Atacama
Feirinha em San Pedro de Atacama
Feirinha em San Pedro de Atacama
Frente do hostal em que ficamos hospedados.
Frente do hostal em que ficamos hospedados.

Ao sair da cidade, resolvemos passar pelo Valle de la Luna. Valeu muito! Pena que não tínhamos muito tempo para andar por todos os caminhos, por isso conhecemos apenas um e percorremos o restante do parque de carro.

Valle de la Luna
Valle de la Luna
Valle de la Luna

Após, seguimos direto para Tocopilla, uma cidade litorânea. Pra dizer a verdade, não sabíamos o que nos esperava. A cidade parece ser baseada em um porto e na pesca. Nada turística. Encontramos apenas 3 hotéis disponíveis, e somente um com estacionamento. Pra se ter uma ideia do lugar, não é necessário ter a chave do quarto para abri-lo. Tudo “meia-boca”.

No caminho para Tocopilla, praticamente só vemos deserto. São quilômetros de areia, rochas e montanhas. Notamos que entre San Pedro de Atacama e Calama subimos bastante, chegando a 3.430 metros de altitude, enquanto que San Pedro está a 2400 metros e El Tatio a 4250 metros.

Ruas de Tocopilla
Ruas de Tocopilla
Ruas de Tocopilla
Ruas de Tocopilla

Abaixo vídeo do trecho final do caminho entre as montanhas até a chegada à Tocopilla, no litoral chileno. Uma descida de cerca de 1.050 metros de altura.

Para a noite de natal tivemos peru (fatiado), queijos, pães, suco, mousse de manjar e de chocolate e um flan pra dar uma graça. Que maravilha! Mas tudo arranjado daquele jeito e em cima da cama.

Já o pessoal da cidade faz uma festa um tanto quanto diferente. O corpo de bombeiros (que aqui não são da polícia, mas sim voluntários) sai às ruas com seus carros fazendo o maior barulho e seguindo um papai noel, num carro enfeitado, que atirava balas nas pessoas. Diferente, não? O rapaz do hotel se assustou quando dissemos que nunca tínhamos visto algo assim… afinal de contas, é tão normal!

A seguir, vídeo da festa de natal de Tocopilla, no Chile. Eles jogam balas na platéia. E esse barulho todo acontece pelas ruas por horas e horas.

Bom, para não perder o costume, abaixo a rota de hoje:

DADOS – 6º DIA
Saída: San Pedro de Atacama – Chile
Chegada: Tocopilla – Chile
Distância percorrida: 281km
Pedágios:
Combustível: PC$18.000,00
Hospedagem: PC$19.000,00
Refeições: PC$19.642,00
Passeios e entradas: PC$3.000,00
PC = Pesos Chilenos