Viagem incrível de carro

Entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, realizei uma viagem de carro entre São Paulo e Quito, no Equador.

O percurso saiu de São Paulo a Foz do Iguaçú. Depois o norte da Argentina até San Pedro de Atacama. Após passar o feriado do natal em Tocopilla, o rumo foi a fronteira do Chile com o Peru, seguindo pelo litoral até chegar a Lima. A virada de ano foi na capital do Peru. Após, a subida pelo litoral continuou até chegar no Equador, com a primeira parada em Guayaquil, a maior cidade equatoriana, e depois Quito, a capital.

Uma das maiores dificuldades, por incrível que pareça, foi conseguir informações sobre documentação e equipamentos necessários para entrar nesses países. Isso dificultou o planejamento, além de nos deixar sem informação nas mãos dos policiais, os quais podem ser muito corruptos (como os paraguaios) ou corretos (como os chilenos).

Aliás, corrupção policial é uma das maiores preocupações de quem viaja pela América do Sul. Por isso, atentar-se à documentação e equipamentos obrigatórios é essencial para evitar “perdas” de dinheiro pelas estradas.

No retorno de Quito, o caminho foi mais afastados do litoral de início, passando por diversas cidades nas montanhas. Porém, ficou impossível seguir por ali, pois a viagem se tornou muito demorada devido às péssimas condições das estradas. Então o melhor foi voltar ao litoral, passando novamente por Lima e com parada em Cuzco por duas noites, para ir até Machu Picchu.

Depois, a rota pelo Peru foi a caminho do Acre trafegando pela recém construída Estrada do Pacífico. Após cruzar a fronteira com o Brasil, foram mais quatro dias de viagem até o retorno à São Paulo.

Para acessar o blog construído na época e alimentado durante a viagem, acesse: http://causosdeviagens.com.br/sampaquito/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *